MAP Engenharia responsável pela construção da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

MAP Engenharia responsável pela construção da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

Com uma duração de apenas 7 meses, esta obra teve como objetivo a requalificação e renovação das antigas instalações da Faculdade de Engenharia, para dotá-las de todas as condições técnicas necessárias à realização do Curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, o primeiro curso de Medicina numa Universidade privada em Portugal.

Esta empreitada consistiu na remodelação integral do edifício existente, que tem uma área bruta de construção de 10.500 m2. A intervenção estendeu-se pelos 4 pisos do edifício, cobertura, fachadas e zonas exteriores, onde foram integralmente remodelados e criados vários espaços, nomeadamente: salas de aulas, salas de exame, auditórios, skills labs, zona de anatomia, salas de investigação, biotério, espaços de estudo, biblioteca, capela, áreas administrativas, refeitório, cozinha, bar, estacionamento, fachadas e arranjos exteriores. Todos os espaços foram devidamente equipados com infraestruturas técnicas da mais alta tecnologia, totalmente adaptados para o pleno funcionamento deste novo curso de medicina.    

A Faculdade foi inaugurada no passado dia 14 de setembro de 2021, e estiveram presentes o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, a Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Luz Saúde, Isabel Vaz, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, recebidos pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Para a Prof.ª Doutora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, “Agradeço a toda a equipa técnica multidisciplinar que fez avançar este projeto e que pugnou para que num tempo relâmpago a Faculdade estivesse integralmente operacional.”

Segundo Diogo Guerra Abecasis, cofundador e administrador da MAP Engenharia, “Termos sido selecionados para a construção desta emblemática e prestigiante obra no setor da Educação, deixou-nos muito orgulhosos e ao mesmo tempo com um enorme sentido de responsabilidade. A obra teve de ser realizada num tempo recorde, com todas as especificidades técnicas relacionadas com o curso em questão, mas só graças ao excelente trabalho desenvolvido por todas as equipas envolvidas, foi possível alcançar o objetivo proposto, culminando assim com o início das aulas na data prevista.”

A fiscalização desta empreitada ficou a cargo da Engexpor.

Veja os artigos publicados nos media:
Vida Imobiliária
Diário Imobiliário 
Magazine Imobiliário